Em partida marcada pelo uso do VAR, Novorizontino é superado pelo Botafogo, na 11ª rodada do Paulistão

Num jogo muito movimentado e marcado por bastante interferência do árbitro de vídeo, o Grêmio Novorizontino não conseguiu segurar a equipe do Botafogo-SP e saiu derrotado por 2 x 1. O jogo foi válido pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.

Quem assustou primeiro foi o Tigre. Aos 6 minutos do primeiro tempo, Douglas Baggio arrancou pela esquerda, puxou para dentro e finalizou de fora da área, de perna direita. A bola bateu na trave, mas não entrou. O Botafogo respondeu aos 22 minutos, quando acertou a trave de Giovanni. No rebote, Bruno Michel completou de cabeça e marcou, mas estava em posição de impedimento e o gol foi anulado. 

O Novorizontino marcou aos 27 minutos, numa grande jogada. Cléo Silva disparou pela direita e acionou Léo Baiano dentro do área. O meio-campista dominou e ajeitou de calcanhar para Danielzinho chegar batendo, sem chance para o goleiro Deivity. A maior parte do primeiro tempo foi parecida, com pressão da equipe novorizontina e várias finalizações com perigo ao gol adversário. Mas aos 37 minutos, a Pantera chegou novamente. Dessa vez, Bruno Michel aproveitou o cruzamento vindo do lado esquerdo do ataque, completou para o gol e empatou a partida.

O tricolor continou pressionando. Aos 44 minutos, Bruno Aguiar cometeu pênalti em cima de Hélio Aguiar. A árbitra Édna Alves Batista revisou o lance no VAR e marcou. O atacante Bruno Michel foi o responsável pela cobrança, mas a bola não entrou. Ele chutou alto, no canto direito de Giovanni, mas acertou a trave. Apesar de toda a movimentação, os times foram para o vestiário empatados.

No segundo tempo, as coisas mudaram bastante. Aos 18 minutos, num lance confuso dentro da área do Tigre, a árbitra foi novamente ao VAR e constatou toque de mão de Édson Silva e um novo pênalti foi marcado. O zagueiro foi advertido com o cartão amarelo – como já havia recebido um outro, acabou expulso do jogo. Na cobrança, Giovanni defendeu, mas o VAR entrou em ação mais uma vez. Identificou uma invasão da defesa à área no momento da batida, embora os atacantes do Botafogo também tenham invadido. Em nova oportunidade, Matheus Carvalho mudou o canto e, dessa vez, venceu Giovanni, que quase defendeu pela segunda vez. 

Para o técnico Allan Aal, “o que foi feito hoje pela Édna foi uma falta de respeito com o Novorizontino e com a torcida. Não é pelo fato da nossa situação já estar definida, que as decisões devem ser tendenciosas. E hoje foi. Acabou influenciando diretamente no resultado. Em 26 anos de futebol profissional, foi uma das poucas vezes que eu vi coisas tão absurdas, com decisões completamente sem critério. Mas serve de um alerta para nós. Infelizmente, temos que brigar contra o adversário e contra a arbitragem”, analisou.

Com um jogador a menos, o Novorizontino teve ainda mais dificuldades para jogar. O Botafogo chegou a acertar outra bola na trave, mas o placar não mudou.

Allan Aal fez uma análise da partida. “Foi um jogo que o Novorizontino teve as melhores oportunidades e o domínio da partida. A gente se empenhou muito. Abrimos o placar por mérito nosso, mas acabamos levando a virada. É decepcionante, sem dúvida nenhuma. Desde o começo do campeonato, fizemos bons jogos, mas não conseguimos uma vitória ainda. Isso nos incomoda. A gente sabe que luta e entrega não estão faltando para essa equipe”.

O Novorizontino encerra sua participação no Campeonato Paulista no próximo domingo (20), contra o Corinthians, no Jorjão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino

Foto: Ozzair Júnior/Novorizontino