Base do Tigre recebe treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio

Jovens atletas do Grêmio Novorizontino receberam orientações teóricas e práticas para situações de riscos de emergência e urgência, e de combate a chamas

O Grêmio Novorizontino realizou neste mês de junho treinamentos de primeiros socorros e de combate a incêndio no programa de desenvolvimento dos atletas das categorias da base do Tigre do Vale. A primeira parte da ação ocorreu no dia 13 de junho, em Novo Horizonte, com uma palestra com o enfermeiro especialista em urgência e emergência, Júlio César Gonçalves, com teoria e prática em primeiros socorros. O técnico em segurança Rogério Ferreira, o Tibério, ministrou a parte teórica de combate a incêndio no mesmo dia e, nesta quinta-feira (23), no estádio Jorge Ismael de Biasi, mostrou na prática as técnicas de combate ao fogo com ajuda de extintores e o uso de hidrantes.

Na primeira etapa do treinamento, na última semana, os atletas puderam aprender na teoria e na prática algumas situações atendimento em casos de emergência. “É muito importante preparar os atletas para uma situação de primeiros socorros, mesmo que nós tenhamos profissionais e equipamentos à disposição para uma emergência, é interessante que esses jovens atletas tenham esse conhecimento mínimo para auxiliar da melhor maneira, quando ocorrer uma situação de risco dentro e fora do campo, seja um desmaio, uma parada cardiorrespiratória, uma crise convulsiva. Não somente para ele tratar, mas sim para ele reconhecer a emergência, chamar o socorro e já iniciar as manobras de atendimento. Esse treinamento é um suporte básico de vida e creio que isso acrescentará ainda mais nas vidas desses jovens atletas”, afirmou Júlio Gonçalves.

No estacionamento do Jorjão, na última quinta, os garotos receberam orientações técnicas e numa simulação em um tonel com combustível, realizaram o combate do fogo sob orientação do técnico em segurança Rogério Ferreira, que repassou o que deve ser feito no momento de incêndio.

“Nesse treinamento podemos mostrar aos atletas o que fazer em situações de risco e fogo. É importante levar esse conhecimento para a trajetória de cada um, independentemente de onde eles forem. Podemos contribuir na prática em caso de sinistro com demonstrações para eles saberem o que devem fazer e tomarem a melhor decisão. Estão de parabéns, foram muito atenciosos e aproveitaram bastante os conteúdos que passamos”, disse Rogério Ferreira.

O treinamento também teve a presença orientador agrícola ambiental, Israel da Silva, que auxiliou na brigada ao incêndio com o uso de hidrantes. “Foi muito gratificante ver esses jovens aprendendo técnicas de combate a incêndio, tenho certeza de que quando precisarem, irão tomar a melhor decisão e fazer o melhor em uma situação de risco”, ressaltou Israel.

Cerca de 70 jovens participaram do projeto que o Grêmio Novorizontino, como Clube Formador certificado pela CBF, desenvolve para ampliar o conhecimento dos atletas, formando cidadãos de bem e de caráter, dentro e fora dos gramados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Foto: Gustavo Ribeiro/ Novorizontino

Tem alguma sugestão?

Acesse nossa área de contato e nos mande críticas e sugestões de matérias que possam enriquecer nossa base de notícias.

Notícias recentes

Grêmio Novorizontino vence em Mirassol e se classifica à 3ª fase do Paulista Sub-15 e Sub-17
13 de agosto de 2022
Meninas em Campo/Novorizontino abre o returno da Copa Vando Galvão, em Borborema
13 de agosto de 2022
Novorizontino se prepara e convoca torcedor para partida com o Criciúma no Dia dos Pais
12 de agosto de 2022
Novorizontino decide classificação no Paulista Sub-15 e Sub-17 contra o Mirassol
12 de agosto de 2022
Novorizontino inicia venda de ingressos para jogo com Criciúma e vai sortear brindes aos pais que forem com os filhos no Jorjão
11 de agosto de 2022