Grêmio Novorizontino participa da reunião de presidentes na CBF por melhorias na arbitragem

Presidente Genilson da Rocha Santos esteve no evento e apoia CBF em melhorias propostas para construção de um futebol mais justo e profissional, com envolvimento de todas as partes

O Grêmio Novorizontino esteve presente na última terça-feira (26), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, na reunião entre os dirigentes da maior entidade do futebol nacional e os presidentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. No evento, a CBF apresentou e discutiu melhorias para o futebol brasileiro, entre elas a melhor preparação das equipes de arbitragem, alvos de inúmeras reclamações no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

“O Grêmio Novorizontino pensa igual a CBF com este senso comum de profissionalização, da construção conjunta de algo melhor. Acreditamos no futuro do futebol, de fazê-lo mais justo, profissional e melhor, com todos se sentindo envolvidos. Agradecemos à CBF pela oportunidade e acreditamos que está se vivendo um novo tempo dentro desta casa”, disse o presidente do Tigre, Genilson da Rocha Santos.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, apresentaram medidas que contribuirão nesse processo. No primeiro momento, uma intertemporada será feita com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1º e 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Os árbitros terão à disposição 840 perfis em plataforma de vídeo e estatísticas para assistirem aos lances dos jogos em que atuam, analisando acertos, revisando erros e recebendo online, com mais agilidade, a avaliação dos instrutores.

A Comissão de Arbitragem criará o quadro VAR-CBF com 128 árbitros homologados e realizará sessões de treinamentos práticos presenciais mensais, a partir de agosto. Grupos serão levados ao Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, no Rio de Janeiro, para aperfeiçoamento constante. Outras medidas anunciadas são: a realização da pré-temporada anual para a arbitragem da CBF; o estabelecimento do Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA), com assistência multidisciplinar integrada; a publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões em até 24h após a partida na Série A e 48h na Série B; a disponibilização da linha virtual de impedimento ao vivo para as transmissões da TV, que já tem sido realizada nas últimas rodadas; e o fornecimento de simuladores do VAR para treinamento online à distância e presencial semanal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Foto: Lucas Figueiredo/CBF