Acordo de cooperação com a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto permitirá a realização de pesquisas aplicadas ao futebol, gerando soluções e conhecimento para a formação de atletas
O Grêmio Novorizontino firmou nesta semana uma parceria de cooperação acadêmica com a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. O propósito para o Tigre do Vale é melhorar o processo de formação dos atletas e maximizar, por meio dos estudos, o trabalho realizado pelo clube em todos os departamentos, tornando cada vez mais assertivos os protocolos de execução de atividades em cada setor, atendendo assim os princípios adotados pelo ‘Currículo de Formação, Em Frente Tigre Valente’. A parceria permitirá às partes realizarem intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e integrantes das equipes técnico-administrativas, elaboração conjunta de projetos de pesquisa, organização de eventos científicos e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, além da promoção de cursos e disciplinas compartilhadas.
“Essa é uma das mais importantes parcerias firmadas pelo Novorizontino, pois através do conhecimento que passaremos a ter acesso, a tendência é nos tornamos um exemplo de formação de atletas e profissionais do esporte”, disse o presidente Genilson da Rocha Santos.
O Tigre do Vale esteve na última quarta-feira (16), no campus da USP, em Ribeirão Preto, para assinatura do acordo, com o seu presidente Genilson, a diretora de comunicação Rose Guerra, o coordenador das categorias de base Marildo Ferreira de Campos, e com o consultor de projetos Carlos Rogério Thiengo.
Rose considera a assinatura do acordo de cooperação como um momento ímpar. “O Hub científico foi pensado e planejado, e ver isso se concretizando nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, nos fortalece para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira possível. Para chegarmos até aqui, contamos com uma equipe de profissionais e parceiros que acreditam na filosofia do clube e que não medem esforços para fazer acontecer.”
Assinou o acordo pela USP o diretor Hugo Tourinho Filho, que esteve acompanhado do vice-diretor Rafael Pombo Menezes e do presidente da comissão de pós-graduação Renato Francisco Rodrigues Marques. “É uma grande oportunidade para ambas as instituições no sentido de fomentar a produção do conhecimento através de pesquisa aplicada com o futebol e resolver problemas práticos do dia a dia dos clubes e equipes. Essas situações nos ajudarão a encontrar novos rumos e direcionamentos para atividades de investigação. É uma oportunidade de muito valor e estamos bem-animados para começar logo com os projetos de pesquisa, se beneficiando de todos os meios dessa parceria tão importante. Agradecemos ao Novorizontino pela oportunidade, disponibilidade e contém sempre com a gente”, disse Renato Rodrigues Marques.
O Grêmio Novorizontino já participará da pesquisa “A dupla carreira acadêmica esportiva de jogadores de futebol da categoria sub 17 – Desafios e ações a partir de uma perspectiva sociológica”, que tem como objetivo investigar como os jogadores da categoria sub 17 percebem e procuram conciliar as rotinas simultâneas de treinamentos, competições e estudos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Divulgação / Novorizontino