Garotos das equipes sub-13, sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20 do Tigre do Vale aprenderam conceitos e práticas sobre Desenho, Ilustrações, História em Quadrinho, produção e edição de fotos e vídeos
Os jogadores das categorias de base do Grêmio Novorizontino participaram no último mês de maio das oficinas culturais oferecidas pelo Projeto Arte no Grêmio, que contribuirá na formação integral de 130 alunos com idade entre 11 e 18 anos, por meio de atividades culturais gratuitas, palestras e oficinas em Novo Horizonte. Os garotos puderam aprender sobre Fotografia, Desenho e Criação, Produção de Vídeo, Histórias em Quadrinhos, Acesso a Bens Culturais e Vivências.
As aulas, que começaram em abril e se estendem até agosto, são realizadas uma vez por semana no contra turno escolar, com duração de uma hora e meia. Patrocinado pela Usina São José da Estiva por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o Projeto Arte no Grêmio tem como proponente o Grêmio Novorizontino e é realizado em parceria com a Dua Produções. As aulas se estendem até agosto.
A formação destes jovens alunos está alicerçada na missão de formar seres humanos integrados e comprometidos com a sociedade e, para tanto, adota as melhores práticas e processos para prepará-los para enfrentar os desafios da vida real. “Temos a honra de contribuir com este projeto que, assim como outros que patrocinamos ou realizamos, tem por missão oferecer oportunidades aos que buscam crescimento pessoal ou profissional. O Arte no Grêmio abre novas janelas de conhecimento que muito contribuirão para o futuro de seus participantes”, apontou Sandro Cabrera, diretor da Usina Estiva.
Para Rose Guerra, responsável pela comunicação social do Grêmio Novorizontino, é importante agregar conteúdo à formação dos participantes, somando conhecimento e aprendizado aos seus currículos, e nada pode ser mais vitorioso em uma sociedade do que formar cidadãos do bem e comprometidos. “O projeto Arte no Grêmio contribui para o desenvolvimento destes jovens ao lhes dar a oportunidade de vivenciar novas experiências através de oficinas e palestras e, assim, serem protagonistas de uma sociedade melhor”, afirmou Rose.
Segundo Júlia Berwerth, produtora executiva do projeto, as oficinas vão além do desenvolvimento de habilidades criativas, proporcionando um ambiente propício para o crescimento social e acadêmico dos participantes. “O Projeto Arte no Grêmio é uma oportunidade valiosa para os jovens adquirirem as ferramentas e conhecimentos necessários para moldar seu futuro. O programa tem sido uma fonte de inspiração para muitos, proporcionando histórias de sucesso que destacam o impacto positivo das oficinas na vida dos participantes”, pontua Júlia.
No projeto, o professor Luís Augusto Svenson foi o responsável de ensinar os participantes a criarem desenhos, ilustrações, esculturas, xilogravuras, grafite entre outras artes visuais, apresentando fundamentos do desenho. Já o professor Manoel Felipe dos Santos ministrou a Oficina Histórias em quadrinho, com técnicas artísticas, como desenho, ilustração e aplicação de conceitos de cor, profundidade, proporção, movimento, composição, entre outras. Além da roteirização da história, diagramação e finalização do material.
Lucas Valeo ensinou sobre fotografia e produção de vídeo aos meninos do Grêmio Novorizontino
O curso de fotografia foi ministrado pelo profissional Lucas Valeo, com o objetivo de desenvolver habilidades que possam trazer oportunidades de trabalho e carreira, abordando: História da Fotografia; Fotografia Analógica, Fotografia Digital; Tratamento de Imagens; Utilização de Flash; Iluminação e Exposição Fotográfica. Valeo também comandou a Oficina Produção de Vídeo, ensinando sobre montagem de roteiro, gravação e edição de conteúdo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Higor Basso / Novorizontino