Projeto cultural leva 20 meninos do Grêmio Novorizontino para Europa

Experiência integra a formação dos jovens atletas, que irão aplicar o conhecimento das oficinas do projeto Foto&Arte durante o intercâmbio na cidade de Madrid, na Espanha

Um grupo com 20 atletas das categorias de base do Grêmio Novorizontino embarca no dia 22 de abril para uma vivência cultural em Madrid, na Espanha. Quase todos os selecionados irão experienciar um roteiro internacional pela primeira vez, e isso se deve ao projeto Foto&Arte, que teve início em outubro de 2024 e buscou contribuir com a formação profissional dos atletas. Por meio dessa iniciativa, 100 jovens entre 14 a 20 anos participaram, ao longo de seis meses, de oficinas de fotografia e tecnologia no paralelo dos treinos de futebol, e os que se destacaram nas atividades participarão agora do intercâmbio no país europeu. A seleção ocorreu no decorrer das aulas, por meio de avaliações contínuas de desempenho, dedicação e progresso das práticas aplicadas.

Em Madrid, os participantes irão fotografar pontos culturais e centros históricos, colocando em prática todo aprendizado teórico e técnico adquirido no projeto. Quando retornarem ao Brasil, essas fotografias virarão uma exposição cultural na cidade de Novo Horizonte (SP). “O projeto mostrou aos participantes o quanto a fotografia é uma forma de expressão e manifestação artística. Nosso objetivo era aguçar a criatividade dos alunos, com foco na reflexão sobre as diferentes culturas e percepções, e o intercâmbio chega para fechar com chave de ouro e promover ainda mais o acesso à cultura”, explica Júlia Berwerth, produtora executiva do Foto&Arte.

O atacante Pedro Balotelli, um dos jovens selecionados, destaca a felicidade de participar do projeto. “Foi uma experiência única. Creio que foi muito importante para mim, assim como para os meus companheiros de equipe, e agora poderemos vivenciar uma cultura diferente em outro país e ter a oportunidade de conhecer mais sobre a arte. Acredito que essa experiência e os aprendizados agregaram muito na nossa carreira profissional e no nosso conhecimento como cidadão.”

Quem também ressalta a importância da iniciativa é Gabriel Correia, zagueiro da equipe sub-20: “As oficinas foram importantes para o nosso desenvolvimento como atleta e, principalmente, como ser humano. Agora, poder sair do país para conhecer um novo lugar e uma nova cultura, é uma experiência única. Certamente, isso vai agregar na minha carreira e na de muitos meninos. Só temos a agradecer por essas oficinas e a oportunidade que elas nos geraram”.

O intuito do Grêmio Novorizontino com o projeto foi de promover o conhecimento além do futebol. “Esses jovens continuaram sendo avaliados e incentivados pela prática esportiva, no entanto, com a realização do Foto&Arte, também puderam aprimorar outras habilidades. Foi mais uma maneira de despertar novos conhecimentos e ampliar a capacitação desses meninos. Foi incrível ver o empenho e, agora, a emoção pela experiência na Europa”, afirma Rose Guerra, diretora do clube de futebol.

O Foto&Arte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Usina Santa Isabel e tem a realização da Dua Produções.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Lucas Valeo / Novorizontino