Membros das comissões técnicas do futebol profissional e de base, e do departamento médico do Tigre do Vale receberam informações e aulas práticas de APH (atendimento pré-hospitalar)
O Grêmio Novorizontino proporcionou aos seus profissionais do departamento médico e integrantes das comissões técnicas do futebol profissional e de base, o Curso de Atendimento de Emergência no Esporte, preparando todos para situações que podem acontecer no dia-dia do futebol. As orientações básicas na teoria e práticas do treinamento em APH (Atendimento Pré-Hospitalar) no esporte foram passadas pelos instrutores Marquinhos Gabanini e Juliano Cavalcanti, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, na última semana.
“Trabalhamos com eles situações de traumas, de cabeça, coluna, extremidades, fraturas, fraturas expostas, além de quadros como convulsão, parada respiratória, ou seja, tudo que pode ter risco na parte esportiva nós abordamos com o pessoal do Novorizontino”, disse Marquinhos Gabanini.
Nas simulações de traumas e fraturas os profissionais do clube receberam observações e correções feitas pelos instrutores, durante os procedimentos. Técnicas de remoção, massagem cardíaca e outras técnicas de reanimação foram empregadas no processo.
“Os traumas estão constantemente ocorrendo e o que nós trouxemos ao Novorizontino é a especificidade, é o diferencial do nosso clube. Tem médicos qualificados aqui, fisioterapeutas, profissionais competentes e nós trazemos como agir no trauma de cabeça, como fazer quando a coluna é afetada, em um trauma de extremidade, como agir numa parada cardíaca, e tudo com o que há de mais atualizado, seja no Comitê Europeu do Trauma, na Fifa, na Sociedade Americana do Coração, Sociedade Brasileira do Coração, ou seja, juntamos tudo que existe de mais atual para trazer nessa formação”, acrescentou Marquinhos Gabanini.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Ozzair JR / Novorizontino