Competição começa em 8 de abril com rodada dupla em Araraquara, a partir das 9 horas; Novorizontino faz primeiro jogo como mandante dia 15, em Iacanga, contra o Grêmio São-Carlense
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou os grupos e a tabela da 1ª fase do Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17, que começa em 8 de abril, com 79 times divididos em 14 grupos, e que terá seis fases até a final. O Grêmio Novorizontino compõe o Grupo 4 e enfrentará, em jogos de turno e returno, as equipes da Ferroviária, Grêmio São-Carlense, Taquaritinga, São Carlos e Sertãozinho. A estreia, em 8 de abril, às 9 horas, será contra o Ferroviária, em Araraquara, com o jogo do sub-15, e na sequência, às 11 horas, o do sub-17.
“Estamos em um grupo muito forte, mas a expectativa é muito boa. Estamos fazendo uma excelente preparação e vamos confiantes para esse jogo fora de casa, contra uma equipe com a qual acreditamos que iremos brigar pela classificação à segunda fase”, disse o técnico Leandro Barboza Júnior, da equipe sub-15.
Nas duas categorias, os dois primeiros colocados de cada grupo, junto com os quatro melhores terceiros colocados, avançam à segunda fase, a qual será dividida em oito grupos de quatro equipes. “Entendemos que é um grupo bastante competitivo, sabemos da qualidade e dificuldade que vai ser essa primeira fase, mas acima de tudo a nossa maior preocupação está em desenvolver os jogadores, criar um modelo de jogo consistente e buscar evolução jogo após jogo. A estreia é fora, em um campo difícil de jogar, mas acredito no processo que o clube está passando, nos atletas que temos, na comissão, e estamos confiantes numa boa estreia”, emendou Alexandre Lemos, técnico do sub-17.
Na sequência, o Tigre joga em casa, dia 15, contra o Grêmio São-Carlense, sai contra o Sertãozinho no dia 22, recebe o São Carlos dia 29 de abril e fecha o primeiro turno contra o Taquaritinga, fora, dia 6 de maio. Na primeira fase, o Novorizontino mandará seus jogos no Estádio José Antônio Rossi, em Iacanga.
Os dois primeiros de cada grupo, na segunda fase, avançam à terceira fase, com quatro grupos de quatro, e novamente, os dois primeiros colocados de cada avançam de fase, desta vez chegando às quartas, depois semifinal e final. Na temporada 2022, o sub-17 foi até a 3ª fase do estadual, enquanto o sub-15 atingiu as quartas de final, onde acabou eliminado pelo Palmeiras, que sagrou-se campeão.
“A ideia é de se prolongar na competição, visto que o jogo e umas das melhores ferramentas nesse processo de formação de atletas, então, quanto mais jogos tivermos no ano, mais oportunidades teremos de aprendizado. Definir uma colocação na competição não seria o foco principal, embora, quanto mais prolongarmos, aumentam as chances de se conseguir estar entres os finalistas”, afirmou o coordenador das categorias de base do Tigre, Marildo Ferreira de Campos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Arte: Divulgação / Novorizontino