Gramado de inverno foi plantado no Estádio Jorge Ismael de Biasi, garantindo maior qualidade, estética e segurança aos atletas do Grêmio Novorizontino
O gramado do Estádio Jorge Ismael de Biasi está ainda mais belo. Nas duas últimas semanas, o Jorjão, casa do Grêmio Novorizontino na disputa do Brasileirão da Série B, recebeu o plantio da grama de inverno, com a finalidade de manter seu padrão estético e de qualidade durante essa estação do ano. A partida contra o CRB, neste sábado (13), às 17 horas, será a primeira no novo ‘tapete’.
A empresa World Sports, sediada na capital paulista, é a responsável pela manutenção do Jorjão e realizou a semeadura da grama de inverno no último dia 30 de abril. O processo compreendeu desde o corte helicoidal raso, em seu início, a semeadura, a cobertura com areia fina e lavada (foram colocados 30 metros quadrados em todo o espaço do Jorjão) e a passagem da uma grade especial para melhor distribuição dessa cobertura.
“É uma semeadura feita sempre no período de temperaturas mais amenas, plantada sobre a grama bermuda, que é a grama base do estádio”, explicou Victor Rojas Scaldelai, engenheiro agrônomo supervisor de gramados da World Sports. “A grama de inverno é importante em vários fatores, tanto pela estética, já que neste período a grama base diminui o crescimento, cresce mais lenta e fica com a coloração opaca, em um período que chamamos de dormência. Então a gente planta o Ryegrass, que é uma variedade de grama de inverno, que gosta de temperaturas mais baixas, para que o campo fique com uma estética mais bonita, uma coloração mais viva, também por uma questão de melhora da jogabilidade do campo e proteção do gramado.”
Visão panorâmica do Jorjão após primeiro corte da grama de inverno
Na última quinta-feira (11), o novo gramado de inverno recebeu o primeiro corte e esquadrejamento. Nesta sexta já foi demarcado para partida do sábado. A sequência da manutenção terá adubação do gramado, além das periódicas irrigações e cortes.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Ozzair JR e Gustavo Ribeiro / Novorizontino