Arthur Barbosa, lateral-direito do sub-20 do Tigre, defenderá a Seleção Brasileira Sub-17 em amistosos contra o México, em preparação para o Mundial da categoria
O Grêmio Novorizontino comemorou nesta quarta-feira (7) mais um feito na sua história de sucesso no futebol. Clube Formador certificado pela CBF e com trabalho norteado pelo seu Currículo de Formação, o Tigre do Vale teve o lateral-direito Arthur Barbosa, da sua equipe sub-20, convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17 em dois jogos amistosos contra o México, nos dias 27 e 30 de junho. É a primeira vez na história que um jogador da base Aurinegra chega ao time Nacional.
“É um dia de muita alegria para o clube, pois estamos conquistando mais um de nossos objetivos. O Novorizontino, desde o início da sua história, tinha como meta que um de seus atletas das categorias de base fosse convocado diretamente do clube para Seleção, e o Arthur Barbosa, o Tutu, vem ser o primeiro de muitos que terão esse privilégio. Mas claro que, por ser o primeiro, tem esse brilho especial, brilho por mérito dele, que trabalhou, buscou, precisou de muito esforço para atingir esse objetivo”, disse o presidente do Tigre, Genilson da Rocha Santos. “Mérito de todo trabalho desenvolvido nas categorias de base do clube, que já tem um respeito e um conceito dentro do país e nós estamos procurando ampliar isso além das fronteiras do Brasil, para que o Novorizontino venha a ser cada vez maior e mais forte.”
O duelo com o México vai colocar frente a frente o campeão do Sul-Americano Sub-17 e da Concacaf e servirá como preparação para a Copa do Mundo Sub-17, que será disputada no fim do ano. O técnico Phelipe Leal manteve a base vencedora do sul-Americano e observará novos atletas, como Arthur Barbosa. A apresentação está marcada para o dia 21 de junho, com os confrontos nos dias 27 e 30 na cidade do México, capital do país.
Lateral Arthur Barbosa feliz com sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira
“Foi uma alegria muito grande, não dá para ser explicada, na hora ali cheguei a travar, chorei, me emocionei muito. É um sonho que a gente vem trabalhando para ser conquistado e eu pude conquistar graças a Deus e ao trabalho de todos os treinadores e de toda a ajuda do Novorizontino”, disse Arthur Barbosa.
Natural de Bauru, Arthur Barbosa, o Tutu, chegou ao Tigre em 2021, onde jogou o Paulista Sub-15. No ano passado foi até a 3ª fase do Estadual com o sub-17 e na atual temporada defendeu o Novorizontino na Copa São Paulo de Juniores, chegando até as quartas de final, e defende no Paulista Sub-20, onde o Tigre é vice-líder do Grupo 4 com 18 pontos e já está classificado à 2ª fase.
“Desde criança jogo bola, comecei em Bauru no futebol de salão pelo Craques do Futuro, depois fui para o Foguinho, time de campo, e de lá pude chegar ao Novorizontino”, disse Arthur Barbosa. “Minhas inspirações estão dentro da minha família, meu pai (Edson), meu irmão (Lucas), meu pai foi jogador e treinava eu e meu irmão juntos. Na Seleção sonho em chegar a uma principal e jogar uma Copa do Mundo.”
Confira vídeo na TV Novorizontino
Sobre a base do Grêmio Novorizontino
O Grêmio Novorizontino guia seu trabalho de base pelo ‘Currículo de Formação Em Frente, Tigre Valente’, lançado em março pelo clube após pesquisas bibliográficas e documentais, em análises do contexto da instituição e de recomendações de entidades esportivas, principalmente as diretrizes propostas pela Conmebol. O documento traz a linha de condutas de trabalho a serem seguidas no processo de formação de atletas desde a categoria sub-11 até o sub-20, baseadas nos valores, missão e visão do Grêmio Novorizontino.
Os valores pregados no currículo do Tigre do Vale são de integridade, conhecimento, disciplina, fé, sustentabilidade, pessoas e paixão. A sua missão de ser um clube vencedor, traçando e atingindo metas, capacitação de colaboradores com investimento em melhorias tecnológicas, sendo referência na formação de jovens atletas para o mercado nacional e internacional, proporcionando entretenimento e paixão à população de Novo Horizonte e região. A visão do Tigre é de figurar entre os principais clubes do Brasil e entrar na rota de negócios no mercado nacional e internacional, garantindo receitas para manutenção do processo.
Captação
O Tigre do Vale possui 40 polos de captação de atletas entre 6 e 16 anos espalhados por sete Estados do Brasil – São Paulo, Paraná, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais -, em grandes centros como Salvador, Palmas, Campo Grande, Santos e Londrina, além de cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Gustavo Ribeiro / Novorizontino