Preparador físico Fábio Jacobasso fala do processo de recuperação do elenco Aurinegro visando mais um desafio na Série B; Tigre se prepara para duelo com o Avaí, na próxima segunda (11), em Florianópolis
Dentro de uma competição de extrema exigência física e uma agenda cheia de jogos, ter um tempo extra de trabalho no Brasileirão B também é motivo para comemorar. Depois de bater o Ituano (2 a 0) pela 26ª rodada, na última quarta-feira (30), o Grêmio Novorizontino ganhou um bom tempo para recuperação e preparação para o confronto com o Avaí, na próxima segunda-feira (11), às 20h30, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
“Quando se tem esse intervalo numa competição tão acirrada como é a Série B, há vantagens por todos os lados. Primeiramente utilizar as primeiras 48 horas pro recovery (recuperação) do atleta, passando pela fisioterapia, onde começam as primeiras terapias, seja a manual, a base de gelo, com as botas pneumáticas, ou seja, utilizar toda a estrutura que o Grêmio oferece e fez um investimento pesado para realmente minimizar e encurtar esse período de 48 horas”, disse o preparador físico Fábio Jacobasso, profissional que está no clube desde a Série B de 2022.
A programação semanal do Tigre do Vale é feita em cima dos dados apurados com as tecnologias utilizadas como GPS dos atletas e exames do departamento de fisiologia do exercício. “Ao final dessa primeira parte os atletas passam pela fisiologia, de onde vem as suplementações, confirmações (das condições físicas) com imagens fotocélula e com outros recursos, para passar para comissão técnica se está no momento ideal, se ainda está no processo inflamatório, se tem algum atleta com micro lesão, para assim iniciarmos a semana de trabalho, aplicando nesses dias essas micro doses de todas as valências que o atleta vai encontrar na partida. Seja um trabalho de força, de potência, velocidade, agilidade, isso é diluído e colocado durante a semana para o atleta não encontrar essa primeira situação dentro da partida, onde pode ocasionar uma lesão muscular”, explicou o preparador físico.
Confira vídeo na íntegra na TV Novorizontino
O Tigre do Vale trabalha até sábado no período da manhã e no período da tarde embarca para o jogo em Florianópolis, com a previsão de mais uma sessão de trabalho na manhã do domingo. Com 45 pontos, o Tigre do Vale ocupa a 3ª posição do Brasileirão B, atingiu a sua meta de permanência na divisão e, nas 12 rodadas finais, buscará o inédito acesso à elite nacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino
Fotos: Gustavo Ribeiro / Novorizontino