Técnico do Grêmio Novorizontino foi convidado para solenidade que celebrou 480 novos formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
O comandante do Grêmio Novorizontino em campo, Eduardo Baptista, 52 anos, foi convidado e aceitou ser o padrinho dos jovens formandos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) de Novo Horizonte em 2024. O projeto em parceria com a Polícia Militar, Usina São José da Estiva e a Prefeitura de Novo Horizonte, contou neste ano com a participação de 480 crianças e adolescentes na sua 24ª turma, que formou alunos de escolas municipais e particulares da cidade, no último dia 5 de junho, no Ginásio de Esportes do Clube de Campo Soreprima.
“Como professor de formação, sei da importância e das lições dos trabalhos realizados graças a esse projeto transformador. Vivemos em um momento muito corrido e digital, a atenção e os cuidados precisam ser redobrados para tantas mensagens e convites ruins. Parabéns a todos por tantos sorrisos e conquistas que vemos hoje aqui”, disse Eduardo Baptista durante a cerimônia.
Sandro Cabrera, diretor da Usina Estiva, enfatizou os benefícios imensuráveis trazidos à comunidade de Novo Horizonte através do Proerd. “É muito gratificante para a Estiva ser parceira de algo tão grandioso como este projeto. Uma honra ver todas essas crianças beneficiadas com ensinamentos tão importantes. O Proerd, somado à educação, amor e respeito familiar, são essenciais e transformadores”, disse Sandro.
O evento foi prestigiado por autoridades municipais, o comando da Polícia Militar, professores, além de representantes das escolas participantes e da Usina Estiva. Para o major PM André, os ensinamentos do Proerd devem ser levados para a vida adulta. “Somos influenciados a todo momento, positiva e negativamente, por isso nossos valores e, principalmente, nosso respeito precisam sempre vir à frente. Sem a Educação, ninguém chegará a lugar nenhum”, afirmou o policial.
O Prefeito de Novo Horizonte, Fabiano Belentani, reforçou a relevância do Proerd para o poder público, pois reforça conceitos que podem salvar vidas. “Além de todos os aprendizados, este evento une as famílias e simboliza gratidão, por reforçar os princípios do caminho do bem na vida dos formandos”.
O Cabo PM Renato, Facilitador Proerd, encerrou: “Grato as autoridades, comandantes, equipes e todos os profissionais das escolas envolvidas, secretaria da educação, ao Soreprima pelo espaço cedido e a Usina Estiva, parceira e patrocinadora, que não mede esforços para apoiar esse projeto. Gostaria de enaltecer a participação de tantas famílias nesse momento e aos alunos, parabéns pela conquista! Desejo que tenham sempre em mente que verdadeiros amigos não oferecem drogas e incentivam a violência. Todos temos a oportunidade de ter uma vida saudável!”
Como parte das atividades, durante o curso, os alunos elaboraram uma redação com o tema “O que eu aprendi com o Proerd”. Foram escolhidas a melhor de cada classe participante e, acompanhados de seus familiares e professores, os alunos vencedores da categoria ganharam, cada um, uma bicicleta e uma medalha como premiação. Os primeiros colocados de cada escola também foram premiados, cada um, com um celular e uma medalha. Destes, o destaque geral da Turma Proerd 2024, com a melhor redação, foi Elisa Manuela Tenani, aluna do 5º ano 50 da Escola Maria José de Oliveira, que ganhou um notebook pela conquista e, ao final do evento, fez a leitura da redação premiada.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino e Usina Estiva
Fotos: Divulgação / Novorizontino